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LATAM abre vagas para piloto do Embraer E195-E2 com bônus de atração exclusivo e início a partir de fevereiro de 2026.


Maior empregadora da aviação brasileira oferece bônus de atração pago uma única vez para comandantes e copilotos aprovados para novo modelo de aeronave da companhia.

Profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e treinados antes da entrega dos primeiros E195-E2 à LATAM Airlines Brasil, prevista para o último trimestre de 2026.


São Paulo, 15 de dezembro de 2025 - A LATAM Airlines Brasil vai abrir hoje (15 de dezembro) as primeiras vagas para comandantes e copilotos que irão operar o Embraer E195-E2, o novo modelo de aeronave que começa a integrar a frota da companhia no último trimestre de 2026 para fortalecer e otimizar a sua malha aérea. 

As inscrições para as novas vagas estarão abertas até 4 de janeiro de 2026 na página Trabalhe Conosco da LATAM. Os profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e a LATAM pagará uma única vez um bônus de contratação para os comandantes (R$ 160 mil) e copilotos (R$ 80 mil) aprovados.

A LATAM é a principal escolha no Brasil para quem sonha alto e quer desenvolver na aviação uma carreira sólida, em constante evolução e pautada pelo respeito e transparência. Com o investimento no E2, estamos ampliando ainda mais as oportunidades para quem quer ingressar em uma empresa líder do mercado brasileiro e que vem crescendo de maneira sustentável”, aponta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

LATAM: MAIOR EMPREGADORA DA AVIAÇÃO NO BRASIL

O novo processo seletivo reforça o papel da LATAM como marca empregadora de referência no setor aéreo brasileiro, sempre oferecendo planos estruturados de desenvolvimento, capacitação contínua e benefícios que sustentam uma carreira de longo prazo na aviação. A LATAM entende que segurança também é poder crescer com tranquilidade e com o apoio de uma equipe que acredita no potencial dos seus profissionais.

Com mais de 22 mil funcionários – incluindo 2,3 mil pilotos e 5,2 mil comissários de voo – a LATAM Brasil é hoje a maior empregadora do setor aéreo nacional e a companhia que mais contratou tripulantes nos últimos três anos.

Desde 2023, a LATAM ampliou em 20% o seu quadro de tripulantes no país, impulsionada pelo aumento de voos e pela expansão sustentável das suas operações. As movimentações internas também cresceram 46% no período, fortalecendo oportunidades de carreira e capacitação. O avanço acompanha a expansão sustentável da empresa, que já atua em 59 aeroportos no Brasil (serão pelo menos 63 em 2026) e oferece a maior conectividade do país para o exterior.

REQUISITOS PARA AS VAGAS DE COMANDANTE E195-E2 DA LATAM:

  • Experiência mínima com 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares (RBAC 121 ou similar), sendo:
    • No mínimo de 3.000 horas de voo em aeronaves a jato (qualquer tipo e função);
    • No mínimo de 500 horas como piloto em comando em aeronaves similares ou maiores que o E2;
  • ICAO 4 ou Superior válido no ato da inscrição e com validade mínima de 1 ano no ato da contratação;
  • CMA válido;
  • Carteira válida E-JETS E1 e E2, ou experiência recente (últimos 3 anos);
  • Passaporte brasileiro válido;
  • Diferencial: IFR válido;
  • Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
  • Diferencial: Ensino superior completo.

 

REQUISITOS PARA AS VAGAS DE COPILOTO E195-E2 DA LATAM:

  • Experiência mínima de 500 horas totais de voo de avião;
  • Licença de Piloto Comercial de Avião;
  • Habilitação IFRA;
  • Habilitação MLTE ou Tipo;
  • CCT de PLA;
  • ICAO 4 ou superior válido no ato da inscrição e com validade mínima de 1 ano no ato da contratação;
  • CMA de primeira classe com validade mínima de 6 meses - no ato da admissão;
  • Carteira válida E-JETS E1 e E2, ou experiência recente (últimos 3 anos) 
  • Curso Superior Completo;
  • Passaporte brasileiro válido;
  • Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;

 







8 carreiras não óbvias na aviação
 

O Centro de Controle e Operações da LATAM Brasil reúne em torno de 310 funcionários em 8 diferentes funções que contribuem com o bom desempenho da malha aérea


 

São Paulo, 22 de outubro de 2025 - Pensar em carreiras na aviação costuma trazer à mente as funções mais visíveis, como piloto de avião ou comissário de bordo, que estão na maior parte do tempo em contato com os passageiros. Mas fazer um avião decolar envolve o trabalho coordenado de milhares de profissionais em diferentes áreas e funções. 
 

O Centro de Controle de Operações (CCO) é um exemplo de estrutura dentro da aviação formada por diferentes unidades que atuam de forma integrada para garantir que os voos decolem e pousem com segurança, pontualidade e eficiência, conforme a malha aérea planejada da companhia. Na LATAM Brasil, o CCO é responsável por coordenar toda a operação doméstica, assegurando a execução dos quase 800 voos diários em território nacional.
 

Para que tudo funcione como previsto, são necessárias diversas funções, alinhamentos e decisões em tempo real. Para mostrar como essa engrenagem opera, a LATAM reuniu 8 carreiras que atuam dentro do CCO — profissões nem sempre visíveis, mas fundamentais para o sucesso da operação. Confira a seguir:

  • Execução de Escala de Tripulantes: responsável por executar a escala dos tripulantes da LATAM Brasil, nas operações domésticas e internacionais. Para isso, analisam, acompanham e propõem melhorias em caso de imprevistos. Eles precisam garantir que os voos programados da companhia sejam operados por tripulação completa e habilitada, em conformidade com a legislação vigente, minimizando riscos à segurança operacional;
  • Coordenação de Voos: são eles que analisam toda a situação da malha aérea diariamente, alocando as aeronaves para os voos, fazendo o monitoramento e a gestão de eventos e contingências para garantir o menor impacto para a malha em caso de mudanças imprevistas (por exemplo, meteorologia). Eles trabalham transversalmente com diferentes áreas na companhia, contribuindo para a pontualidade e regularidade dos voos;
  • Distribuição Eletrônica: atuam para assegurar a integridade e a sincronização das informações dos voos programados para as áreas operacionais e para os clientes; 
  • OTP: são os responsáveis por implementar o ciclo de “On Time Performance”  na operação brasileira, ou seja, asseguram o nível de qualidade na pontualidade por meio de diagnósticos e planos de trabalho com as áreas internas e agentes externos que impactam o horário de saída e chegada dos voos;
  • Central de Proteção ao Cliente: equipe dedicada a antecipar e mitigar o impacto do cliente afetado quando uma contingência acontece, assegurando o fornecimento de informação, serviços básicos e solução de viagem oportuna e adequada;
     

OUTRAS ÁREAS ESSENCIAIS AO CCO

 

As funções acima estão alocadas dentro da área do Centro de Controle e Operações, mas, para que as operações funcionem da melhor forma possível, há outras áreas que atuam em conjunto com o CCO. Veja a seguir quais:
 

  • Manutenção: Responsável por administrar e executar todo o Programa de Manutenção Preventiva das frotas da companhia, além dos serviços corretivos e preditivos das aeronaves. Um dos processos chaves é o monitoramento contínuo por meio de softwares de performance técnica, detectando situações em tempo real e permitindo respostas rápidas. Outro processo fundamental desta área é a programação de pernoites das aeronaves, garantindo que cada avião esteja no lugar e horários certos para executar as atividades planejadas;
     
  • Despachante Operacional de Voo, ou DOV: atuam com o planejamento e acompanhamento operacional do voo. Isso inclui a definição da rota mais segura e eficiente, calculando o combustível necessário e considerando as condições meteorológicas e regulamentações envolvidas. Além disso, garantem o balanceamento preciso das cargas e bagagens nos compartimentos das aeronaves, fazem o monitoramento constante dos voos e apoiam a tripulação, fornecendo informações e estratégias para quaisquer alterações e adequações que ocorram ao longo da operação;
     
  • Serviço de Bordo: são os responsáveis por conferir o plano de serviço de bordo de cada voo, verificando itens, quantidades, classes e restrições especiais e alinhar a produção e entrega com os fornecedores. Eles também monitoram em tempo real o status dos caminhões e dos abastecimentos nos trânsitos das aeronaves e fazem os devidos ajustes caso ocorram mudanças nas operações.
     

CCO NA PRÁTICA

 

Assim como em qualquer carreira, há algumas habilidades específicas que podem ser essenciais para o dia a dia no CCO. Segundo Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle e Operações, há diferentes habilidades que podem ser necessárias para cada área em que a pessoa atua, mas algumas são universais. 

 

“O Centro de Controle e Operações é o lugar onde precisamos tomar diferentes tipos de decisões para o bom andamento da malha aérea da companhia. Por isso, o comportamento seguro, a capacidade analítica e de execução, agilidade, e atuar em situações de pressão são importantes para o trabalho. Além disso, somos uma área que deve ter uma forte integração com outras unidades, sendo essencial boas habilidades de comunicação, flexibilidade e empatia”, explica.

 

Hoje, o CCO abriga em torno de 310 pessoas divididas entre essas áreas e que, mesmo que não estejam voando, asseguram que aviões e passageiros cheguem a seus destinos da melhor forma, prezando pela segurança, e também pela experiência dos clientes.
 

Para saber mais sobre as vagas que a LATAM oferece, acesse a página da LATAM Trabalhe Conosco.
 

 





 
LATAM leva programa Proa Direta à Grande São Paulo pela primeira vez.
 

Iniciado em abril, projeto da LATAM leva informações sobre a carreira de piloto a aspirantes da profissão; evento da Grande São Paulo aconteceu no último sábado (27), em Guarulhos .

 

São Paulo, 30 de setembro de 2025 — A LATAM Brasil, maior empregadora do setor aéreo no país, realizou, no último sábado (27/9) sua 6ª edição do Proa Direta, programa criado pela companhia para aproximar novos talentos da carreira de piloto no país. A edição foi a primeira realizada na Grande São Paulo, em Guarulhos, e contou com a parceria das escolas de aviação Lito Aviation Academy e Safe. O encontro reuniu cerca de 250 participantes previamente selecionados dentre mais de 700 inscritos.
 

Durante a tarde, comandantes e copilotos da LATAM apresentaram a rotina, o processo de formação e os requisitos técnicos e comportamentais exigidos no mercado, além de responder dúvidas de futuros candidatos e seus familiares. 
 

“Queremos levar o Proa Direta para os mais diferentes lugares do Brasil e é muito simbólico que esta edição tenha acontecido em Guarulhos, casa do maior hub da LATAM, o Aeroporto Internacional de Guarulhos. É de lá que conectamos o Brasil ao mundo todos os dias, e nada mais justo que inspirar mais pessoas da região a seguirem carreira como pilotos, uma profissão que terá cada vez mais demanda no mercado”, afirma Harley Meneses, Diretor de Operações da LATAM Brasil.
 

“Promover a cultura e os preceitos aeronáuticos são um passo importante para a democratização da aviação, em especial, na carreira de pilotos. A Lito Aviation Academy nasceu desse sonho: aviação de qualidade para todos!”, declara Lito Sousa, fundador da Lito Aviation Academy.
 

Desde sua primeira edição, em abril, o Proa Direta já impactou mais de 800 pessoas promovendo encontros presenciais em aeroclubes e escolas de aviação para democratizar informações sobre a profissão e esclarecer dúvidas. Além de orientar quem deseja se tornar piloto, os encontros funcionam como uma escuta ativa: a área de Operações da LATAM aprofunda o entendimento sobre o perfil, as dúvidas e as expectativas dos futuros candidatos auxiliando na gestão de pilotos e no aprimoramento de iniciativas de atração, seleção e formação.
 

O programa passou pelos aeroclubes de Jundiaí e Bragança Paulista (SP), Maringá (PR), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG) reunindo interessados para conhecer a rotina, a formação e os requisitos técnicos e comportamentais exigidos na aviação comercial, área que deve seguir em alta demanda nos próximos anos. A próxima edição do programa acontece em Porto Alegre, em outubro.

 

 

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LATAM alcança seu maior market share doméstico dos últimos 12 anos no Brasil

  • Índice de 41,4% de participação no mercado aéreo doméstico em agosto, de acordo com a ANAC, encosta no índice de 41,6% registrado em julho de 2013.
  • Taxa de ocupação dos voos domésticos da LATAM no Brasil foi de 86,4%, a segunda maior da empresa em 2025, atrás apenas dos 87,6% na alta temporada de julho.
     

São Paulo, 25 de setembro de 2025 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou os dados de demanda e oferta referentes a agosto de 2025 e está confirmado: a LATAM alcançou no último mês o maior market share doméstico da sua operação brasileira nos últimos 12 anos. A marca de 41,4% de participação encosta no índice de 41,6% registrado apenas em julho de 2013.

 

Outro marco foi a taxa de ocupação doméstica de 86,4%, a segunda maior da empresa em 2025 no Brasil, atrás apenas dos 87,6% registrados na alta temporada de julho.

 

CRESCIMENTO HISTÓRICO 

 

Desde 2021, a LATAM ampliou sua presença no país de 44 para 59 aeroportos, consolidando-se como a aérea que mais investe na aviação nacional nos últimos anos.

 

No primeiro semestre de 2025, a empresa ampliou em 8,5% a sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil e prevê encerrar o ano com alta entre 9,5% e 10,5%. Somente em 2025, já inaugurou 7 novas bases brasileiras: Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas, Bonito, Dourados e Parnaíba.

 

No mercado internacional, a LATAM mantém a liderança no Brasil com voos próprios do país para 90 destinos no exterior, projetando crescimento de até 11% na oferta internacional. Entre as novidades, estão rotas já inauguradas – Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires e Porto Alegre–Buenos Aires – além de lançamentos anunciados como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.

 

De acordo com a ANAC, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional do Brasil desde 2021 e, pelo segundo ano consecutivo, é a preferida dos viajantes corporativos no país, segundo a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).