Logo Aeronave Original Branco.jpg

___________________________________________________________________________________________________________

Ministério da Defesa da Espanha encomenda 100 helicópteros da Airbus

 

resize.png

 


 

Albacete, Espanha, 18 de dezembro de 2025 – A Espanha encomendou 100 helicópteros da Airbus por meio da Direção-Geral de Armamento e Material (DGAM) do Ministério da Defesa. Estes quatro contratos, inseridos no Plano Nacional de Helicópteros anunciado em maio, visam impulsionar a modernização dos ativos de defesa e segurança da Espanha.

Os contratos, que representam a maior compra de helicópteros realizada pela DGAM, incluem quatro modelos diferentes para as três Forças Armadas Espanholas. Especificamente, o acordo inclui os seguintes programas:

  • 13 helicópteros H135: 12 unidades para a Força Aérea e do Espaço e um para a Marinha. Serão utilizados para treinamento avançado de pilotos, utilitário leve e missões de observação.
  • 50 helicópteros H145M: Todos para o Exército Espanhol (FAMET). Suas missões abrangem treinamento militar de pilotos, ataque leve (equipados com o sistema HForce, complementando o Tiger), utilitário leve e ajuda humanitária em desastres.
  • Seis helicópteros H175M: Para a Força Aérea e do Espaço. Estes helicópteros utilitários de porte "super-médio" serão usados para missões governamentais, incluindo o transporte de autoridades, substituindo frotas obsoletas da Ala 48.
  • 31 helicópteros NH90: 13 para o Exército, 12 para a Força Aérea e do Espaço e seis para a Marinha. Destinados a missões de transporte tático, manobra e operações especiais, além de completar a frota de guerra anfíbia da Marinha.

"Ao formalizar estes contratos, o Ministério da Defesa cumpre o seu compromisso de equipar as nossas Forças Armadas com helicópteros de última geração, essenciais para as suas operações", afirmou María Amparo Valcarce García, Secretária de Estado da Defesa. "Este investimento é estratégico e focado no aumento significativo das capacidades de segurança e defesa da Espanha, garantindo a autonomia estratégica nacional num setor fundamental da defesa europeia."

“Esta conquista é a materialização tangível do Plano Nacional de Helicópteros e os programas incluídos representam um salto qualitativo nas capacidades das Forças Armadas. Estamos orgulhosos de fortalecer a resiliência da defesa e segurança nacional da Espanha”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Além disso, eles consolidam e avançam a presença industrial da Airbus Helicopters na Espanha, projetando o país como um polo de referência na indústria aeronáutica europeia”, acrescentou.
 

Além de fortalecer as atuais capacidades industriais da Airbus Helicopters na Espanha, espera-se que este plano tenha um impacto direto na criação de empregos altamente qualificados, estimados em mais de 300 postos diretos nos próximos três anos. A presença industrial em Albacete continuará a crescer com um novo centro de customização de helicópteros militares e um centro de treinamento internacional para pilotos e técnicos do H145M. Estes desenvolvimentos complementarão a construção em curso de instalações dedicadas à atualização de meia-vida do Tiger.

Paralelamente, a Airbus Helicopters visa transformar sua unidade de Albacete em um Centro de Excelência para capacidades digitais. Dentro deste quadro, está sendo desenvolvido um Campus Digital, em colaboração com a Universidade de Albacete e o Parque Científico e Tecnológico de Castilla Mancha, especializado na criação de ferramentas digitais e cibersegurança para todos os helicópteros Airbus. Adicionalmente, as áreas de engenharia de suporte, desenvolvimento de software, conectividade e manutenção para os helicópteros militares das Forças Armadas Espanholas serão reforçadas.

AirbusHeli @Defensagob @EjercitoTierra @Armada_esp @EjercitoAire

 

*****************************************************************************

 

 

Estudo revela que o Brasil tem a segunda maior frota de jatos executivos do mundo


MIAMI, EUA, 3 de junho de 2025 – Uma análise de dados do setor realizada pela Airbus Corporate Jets (ACJ) revela que a América Latina e o Caribe concentram aproximadamente um em cada oito jatos executivos do mundo. Atualmente, há 24.442 jatos executivos em operação globalmente, dos quais 2.975 (12%) estão registrados na América Latina e no Caribe.

 

Depois dos Estados Unidos, que contam com 15.492 aeronaves executivas, o Brasil possui o segundo maior número do mundo com 1.103 jatos privados, seguido do México, com 1.030 jatos. Esse volume, aliado à idade média da frota, evidencia um alto potencial de renovação na região.

 

 

Tabela com os principais países da América Latina e Caribe em tamanho de frota de jatos privados

 

PaísFrota total:

Brasil 1,103

México 1,030

Venezuela 248

Argentina 205

Colômbia 52

Chile 46

República Dominicana 43

Porto Rico 39

Guatemala 33

Panamá 27

América Latina e Caribe (Total) 2,975

Tabela com os principais países da América Latina e Caribe em tamanho de frota de jatos privados

 

A análise da ACJ revela que a idade média dos jatos executivos na América Latina e no Caribe é de 24,5 anos, enquanto a média global é de 18,1 anos.

 

 

Idade média da frota de jatos executivos

Brasil 18.4 anos

México 30.5 anos

Venezuela 39.1 anos

Argentina 27.3 anos

Colômbia 17.9 anos

Chile 27.9 anos

República Dominicana 25.9 anos

Porto Rico 23.7 anos

Guatemala 15.4 anos

Panamá 24.3 anos

Média da América Latina e Caribe 24.5 anos

 

“A aviação executiva é um facilitador vital para o crescimento e a conectividade na América Latina”, declara Chadi Saade, presidente da ACJ. “Nossa análise mostra que o Brasil possui hoje a segunda maior frota de jatos executivos do mundo, evidência clara do papel estratégico da região na aviação empresarial global. À medida que as empresas buscam modernizar frotas antigas e maximizar o valor de longo prazo, a Airbus Corporate Jets oferece aeronaves avançadas e com eficiência de combustível, projetadas para as demandas atuais e as oportunidades futuras", finaliza.

 

A ACJ oferece uma gama de grandes aeronaves executivas. O recentemente lançado ACJ TwoTwenty está criando um novo segmento de mercado: o Bizjet Extra Large.

 

O ACJ TwoTwenty oferece o dobro de área útil na cabine comparado a jatos executivos ULR de preço similar, com eficiência de combustível líder de mercado e confiabilidade inigualável. Ocupa o mesmo espaço de estacionamento que jatos ULR concorrentes e pode decolar dos mesmos aeroportos, mas os custos operacionais do ACJ TwoTwenty são um terço menores.

 

Com autonomia de até 5.650 milhas náuticas (mais de 12 horas de voo), o ACJ TwoTwenty pode atender a 99,9% de todas as rotas de partida dos EUA, conectando pares de cidades como Los Angeles-Londres, Miami-Buenos Aires e Nova York-São Paulo.

 

Como todos os jatos ACJ, o ACJ TwoTwenty é capaz de voar com uma mistura de até 50% de querosene e combustível de aviação sustentável (SAF), mantendo-se dentro das especificações técnicas do Jet A. Todas as aeronaves comerciais e helicópteros Airbus serão capazes de operar com 100% de SAF até 2030. Essa capacidade desempenhará um papel importante no caminho de descarbonização do setor.

 

Mais de 200 jatos executivos Airbus estão em serviço em todo o mundo.